A comunidade académica do ISPM esteve semana passada envolvida nas celebrações da semana do ambiente, com o ponto mais alto assinalado a 05 de Junho, dia Mundial do Ambiente. As actividades ao nível do ISPM foram centradas nos cursos de Licenciatura em Ecoturismo e Gestão da Fauna Bravia e Engenharia Florestal que desenvolveram diversas actividades com destaque para palestras, plantio de árvores e recolha de resíduos sólidos.
No que se refere ao plantio de árvores, esta actividade teve lugar no dia 02 de Junho correste e consistiu no plantio de mais de 200 árvores a volta do lago do ISPM, uma infra-estrutura que serve para irrigação de campos de produção agrícola quer par as aulas práticas assim como para as empresas agro-pecuárias incubadas pelo ISPM. Segundo o dr. Diter Savaio, Director do Curso de Licenciatura em Ecoturismo e Gestão da Fauna Bravia e coordenador desta actividade, o plantio de árvores a volta do lago tem o objectivo de proteger o empreendimento e recuperar o ambiente degradado, que tem sido alvo de queimadas descontroladas praticadas pela população a redor.
No concernente as palestras, estas foram proferidas por docentes e estudantes do ISPM no campus do Matsinho e em duas escolas primárias localizadas nas redondezas do campus, nomeadamente as Escolas Primárias de Tembwe e Quinta das Laranjeiras. Os temas abordados formam a gestão de resíduos sólidos, a história do dia do ambiente, o combate ao comércio ilegal da fauna e flora e a adaptação a mudanças climáticas.
Finalmente, no passado sábado, 04 de Junho teve lugar a recolha de resíduos sólidos no centro da cidade de Chimoio, uma actividade que para além da comunidade do ISPM contou com a participação de outras organizações defensoras do ambiente saudável.
06 de Junho de 2015