Foi assinado no dia 11 de Fevereiro de 2015 um memorando de financiamento entre a EZOOL, empresa incubada pelo Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM), pertencente a um grupo de estudantes desta instituição e o empresário José António Voabil, em cumprimento da promessa feita quanto da realização da Conferência Nacional das Incubadoras havida no ano passado em Tete. O financiamento acordado é de 80.000,00 MT (oitenta mil meticais) destinado a produção de frangos de corte. O valor em referência será reembolsado em seis meses sem juros.

O acto que decorreu na presença dos Membros do Conselho Administrativo e de Gestão do ISPM foi testemunhado pelo Director do Centro de Investigação Científica de Incubação de Empresas, Dr. Estêvão Délvio Macarringue e pelo Director Geral, Professor Doutor Rafael Abel Dos Santos Massinga.

Convidado a pronunciar-se, após a assinatura do termo de financiamento, Leonel António Joaquim representante da EZOOL, agradeceu ao empresário José António Voabil pelo financiamento concedido e agradeceu também ao ISPM,  pela formação que teve atá iniciar o seu negócio. O representante da EZOOL disse ainda que a actividade empreendedora por ele iniciada está alinhada com a missão do ISPM,  de formar técnicos superiores empreendedores. Por fim prometeu trabalhar para melhorar a sua empresa e servir de exemplo para outros estudantes.

Por sua vez o empresário José António Voabil disse ter apreciado o trabalho da EZOOL razão pela qual decidiu contribuir para impulsionar o negócio. Por outro lado Voabil recomendou a EZOOL a fazer o bom uso do financiamento para se estabelecer como empresa de sucesso.

Na sua intervenção, o Director Geral do ISPM, Professor Rafael Massinga desejou bom trabalho a empresa beneficiária e falou da necessidade de haver transparência na gestão de contas e compromisso em reembolsar o empréstimo no período estabelecido. Rafael Massinga por outro lado agradeceu muito o gesto do empresário e disse esperar assinar mais memorandos de cooperação, financiamento e estágio profissional.

O Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM), tem promovido a criação de actividades económicas empreendedoras no seio da comunidade estudantil através da formação, aconselhamento e consultoria na área de negócios.