Procedeu-se hoje, 07 de Março, a abertura do ano académico 2016, numa altura em que comemora os 10 anos da implantação do Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM). A cerimónia foi presidida pelo Governador de Manica Alberto Mondlane, e contou ainda com a participação dos membros do governo provincial, membros de direcção do ISPM, estudantes, docentes, corpo técnico e administrativo e parceiros.

Na sua intervensão o Director Geral do ISPM, Professor Doutor Rafael Massinga endereçou as tradicionais boas vindas aos 192 estudantes admitidos neste ano e chamou atenção aos mesmos para a necessidade serem proactivos no processo de aquizição de competências nos respespectivos cursos. "Aqui deixo o desafio para todos elementos da comunidade académica, a de saber ser e estar numa instituição de ensino superior" disse o Professor Rafael Massinga.

Por seu turno o Governador da Província, Alberto Mondalane começou por compartilhar os momentos e experiencies vividas a quando da sua passagem no Academia de Ciencias Policiais, onde tambem trabalhou na instalação daquela instituição na decada de 90. No seu descurso oficial, o Governador Mondlane focou a importância dos Centros de Investigação Científica existentes no ISPM, nomeadamente o de Incubação de Empresas e o de Recursos Técnicos e Tecnológicos para o desenvolvimento da Província e do País. "A incubaora faz a ligação entre os estudantes e o empresariado e deve promover o desenvolvimento da economia em prol do combate a pobreza".

Na mesma cerimónia, coube a Professora Doutora Ana Nhampule, Presidente do Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior de proferir a oração de sapiência subordinado ao tema "O papel dos estudantes na gestão da qualidade do ensino superior". Ainda na esteira da abertura do ano lectivo e dos 10 anos do ISPM várias actividades estão programadas durante esta semana entre palestras, dias de campo e mesa redonda que vai refletir sobre a contribuição e impacto do ensino superior e desenvolvimento sustentável para a província de Manica.